"Preocupe-se mais com a sua consciência do que com sua reputação. Porque sua consciência é o que você é, e a sua reputação é o que os outros pensam de você. E o que os outros pensam, é problema deles."

(Bob Marley)

quarta-feira, 29 de setembro de 2010

Declinação Magnetica.

Declinação magnética é a inconstância que ocorre entre as marcações da bússola e a geográfica definido pela posição astronômica.
Declinação magnética é a diferença "em graus" apontado pelo magnetismo terreno e o geográfico, determinado pelo eixo de rotação do planeta, que não tem obrigação de coincidir com a atracão magnética.
Declinação magnética.

Polo sul geografico e polo norte magnetico.

Polo Norte Magnetico:


Em 2005 o polo norte magnético situava-se próxima da Ilha Ellesmere no norte do Canadá, aproximadamente em 82.7° N 114.4° O. O ponto correspondente no hemisfério sul é o Polo sul magnético. Uma vez que o campo magnético terrestre não é propriamente simétrico, os polos magnéticos não são antípodas um do outro: a linha que os une não passa no centro da Terra (fica a cerca de 530 km).


Polo Sul Geografico:


Agora, a Antártica está localizada sobre o Polo Sul, contudo não foi sempre assim durante toda história da Terra por causa da deriva continental. A Estação Polo Sul Amundsen-Scott foi estabelecida durante o Ano Geofísico Internacional em 1958 e é permanentemente ocupada por pesquisadores e pessoal de apoio.
A projeção do Polo Sul geográfico na esfera celeste indica o pólo celeste sul.

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Experiencia de Oersted.

Pelo fato de o fio passar no meio da agulha onde as forças de norte e sul são neutras, não irá mudar a agulha.

Telefone de Latinha.

Usaremos uma lata de nescau e uma lata de energetico e tambem usaremos fios de naylon e barbante.

Experiencia de Oersted

Na antiguidade não se distinguiam bem os fenômenos elétricos dos fenômenos magnéticos, pois não se suspeitava que pudesse haver qualquer relação entre eles.

Foi no ínicio do século XIX (em 1820) que o físico dinamarquês Hans Christian Oersted (1777-1851) descobriu, através de um experimento que realizou, Experiência de Oersted, que um fio retílineo conduzindo corrente elétrica gera ao seu redor um campo de indução magnética.
A sua experiência foi feita da seguinte maneira:
Primeiramente coloca-se um fio condutor retilíneo ligado a uma bateria, inicialmente com a chave aberta para que não haja fluxo de corrente elétrica, e uma bússola com a agulha pararelelamente abaixo do fio, como a figura 1.


Figura 1

Fechando-se a chave veremos que a agulha da bússola irá girar, e invertendo o sentido da corrente veremos que a agulha irá girar para o sentido oposto, figuras 2 e 3.


Figuras 2 e 3

Desta maneira Oersted provou que um fio condutor percorrido por corrente elétrica gera ao seu redor um campo magnético, cujo o sentido depende do sentido da corrente, figura 4.

sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Nosso Fisico! O melhor!

  Victor Franz Hess

Estudou na Universidade de Graz e na Universidade de Viena.
Durante sua estadia em Innsbruck, dirigiu o Instituto de Investigações da radiação e em 1931 criou um observatório de raios cósmicos em Hafelekar, nos Alpes tiroleses. De suas observações, utilizando aparatos como sondas , deduziu que a intensidade dos raios cósmicos aumenta com a altitude, que seu número varia com a latitude e que são 1,5% mais intensos durante o dia do que durante a noite. Também estudou a radiatividade terrestre, assim como a condutividade elétrica e o equilíbrio de ionização da atmosfera.


Fruto destes trabalhos, em 1936 recebeu o Nobel de Física, compartilhado com Carl David Anderson.

Para todos os fofuxos e fofuxas que seguem o nosso blog!
  xxxxx(cada x é um beijo) by: fredin

Exercício 7, pg 14, Apostila de Magnetismo

7)
Resposta C